quinta-feira, 29 de maio de 2008

Uniao Europeia

EUA processam UE na OMC por bens de alta tecnologia - 28/05
A União Européia aplicou altas tarifas alfandegárias a alguns produtos de alta tecnologia e consequentemente os Estados Unidos apresentaram uma ação contra a UE na Organização Mundial do Comércio (OMC). Essa ação americana se refere a três produtos: monitores de computador de tela plana, caixas de tv a cabo ou por satélite com acesso a internet e impressoras digitais multifuncionais. Segundo um acordo assinado em 1996, as tarifas de importação sobre esses denominados produtos deveriam estar isentos. O acordo prevê que os signatários eliminem todas as tarifas alfandegárias sobre o conjunto dos três produtos designados.
Link da notícia: http://br.news.yahoo.com/s/afp/080528/economia/omc_eua_ue_tecnologia

Países da UE pedem que reforma de regra agrícola melhore oferta de alimentos - 27/05

Um grupo de países da Uniao Européia exigiu no dia 27 de maio que a reforma da Política Agricola Comum (PAC) ofereça soluções a alta no preco de alimentos.
"Muitos países pedem que se aproveite a ocasião da revisão da PAC para melhorar a situação dos preços e da escassez de alimentos no mundo", disse a ministra de Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho da Espanha, Elena Espinosa à Agência Efe. O problema do preço dos alimentos foi ligado à reforma do PAC pelos países da UE, e Reino Unido, Suécia e Dinamarca disseram que é um bom momento para liberalizar mais as importações. No Conselho informal de Agricultura, a comissaria de Agricultura européia Mariann Fischer Boel, insistiu em destinar o dinheiro economizado da PAC a ajudar aos produtores dos países pobres.


Link da notícia: http://gazetaonline.globo.com/noticias/minutoaminuto/internacional/internacional_materia.php?cd_matia=440856&cd_site=843


Líderes da UE e da America Latina debatem sobre comércio - 16/05

Os governos da Colombia e do Peru pediram pela assinatura de acordos econômicos entre a Uniao Européia nos quais o ex-lider cocaleiro Morales vê uma ameaça aos agricultores pobres.

Link da notícia: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/05/16/lideres_da_ue_da_america_latina_debatem_sobre_clima_comercio-427412884.asp


America Latina e UE pregam metas globais contra crise alimentar - 16/05

A proposta de estabelecer objetivos globais para evitar que a crise dos alimentos no mundo mate milhões de pessoas de fome foi lançada pelo presidente peruano Alan Garcia, numa reunião de líderes da America Latina, do Caribe e da União Européia na cupula de Lima. Líderes de ambos os blocos comprometaram-se a tomar medidas concretas para evitar o agravamento da crise alimentar.

"Alguns podem dizer que não são responsáveis pela mudança de cultivos para os biocombustíveis, outros poderão dizer que a crise é resultado do aumento do consumo dos grandes povos (China e India), mas a verdade é que inevitavelmente em curto prazo, se é que já não começou esta crise, centenas de milhões de seres humanos estarão ameaçados pela fome" disse Garcia. Ele propôs a aplicação de uma taxa de meio dólar por barril de petróleo para financiar um fundo que ajude na recuperação das florestas do mundo, como medida contra o aquecimento global.

Link da notícia: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/05/16/america_latina_ue_pregam_metas_globais_contra_crise_alimentar-427423866.asp



A União Européia é um bloco econômico com grande poder comercial e uma grande influência para todas as outras economias do mundo. A UE tem, também, grande poder de decisões sobre assuntos mundiais, como é possível ver acima nas notícias.

domingo, 18 de maio de 2008

Greenpeace

Noticias: Em Machu Pichu (Peru) o Greenpeace exige de presidentes reunidos no Peru compromisso com sustentabilidade na produção de biocombustíveis. E para isso eles estenderam uma faixa nas históricas ruínas de Machu Pichu alertam para o perigo de se criar um grave problema para as florestas tropicais da América Latina para resolver as emissões de CO2 da União Européia com a produção de biocombustíveis.
Link da notícia:
http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/europa-quer-reduzir-emiss-es-a

Em Salvador (BA - Brasil), foi armazenada em precários contêineres, uma carga de 175 toneladas proveniente de Caetité, no interior da Bahia, de concentrado de urânio que tem como destino o Canadá, onde será enriquecido. Os contêineres ficaram presos no porto de Salvador, só estão esperando uma autorização para embarca-lo. O Greenpeace enviou uma carta para os presidentes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com cópia para diversos ministérios e secretarias de Meio Ambiente de Salvador e Estado da Bahia, exigindo transparência nas atividades nucleares bem como o cumprimento das normas de segurança vigentes.
A carta foi assinada também pelas entidades Articulação Popular São Francisco Vivo, Associação Movimento Paulo Jackson - Ética, Justiça, Cidadania, Comissão Pastoral da Terra (CPT-BA), Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba) e Sindicato Unificado dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do Estado da Bahia.
Link da notícia:
http://www.greenpeace.org/brasil/nuclear/noticias/alerta-radioativo-em-salvador

Em Tóquio (Japão) Autoridades japonesas têm obrigação de barrar carga obtida no Santuário da Antártica que viola Convenção de Espécies Ameaçadas; Quando o cargueiro panamenho Oriental Bluebird tentar descarregar toneladas de carne de baleia empacotadas, prontas para o comércio, as autoridades alfandegárias do porto japonês só têm uma opção: barrar a sua entrada no país. Conforme mostra a documentação entregue pelo Greenpeace à embaixada do Panamá no Japão e ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria japonês, essa carga viola a Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES). O barco insuflável da Greenpeace tenta impedir que o Nisshin Maru, o navio-fábrica da frota baleeira japonesa, se reabasteça no Oceano Antárctico.
Link da noticia:
http://www.greenpeace.org/brasil/oceanos/noticias/aten-o-jap-o-essa-carne-de

Noticia: Um navio do Greenpeace interceptou um navio que estava carregado de madeira ilegal brasileira, que saiu do porto de Santarém (no Pára), a carga estava sendo levada para a França. 5 ativistas entraram na embarcação e não deixaram ela continuar a viagem, o Greenpeace exige uma legislação mais dura, como já fazem com a carne exportada do Brasil para lá, a UE acatou a exigencia e esta preparando a nova legislação, a embarcação não vai entrar no porto enquanto os ativistas estiverem dentro dela, por isso o navio esta ancorado a poucos quilometros da costa.

Link da noticia: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM804191-7823-GREENPEACE+INTERCEPTA+NAVIO+COM+MADEIRA+BRASILEIRA,00.html


Comentário: O Greenpeace busca sensibilizar as pessoas através de atos, publicidade (mídia) e outros meios, assim como mostra as noticias publicadas acima. Ela é uma organização não governamental, ou seja sem nenhum vinculo com governos, e atua independente da ajuda dele. Essa organização tem como objetivo a preservação ambiental entre outros, e atua diretamente quando algo afeta algum desses objetivos, enviando ativistas para 'impedir' que isso aconteça, ou seja tem uma ação direta contra isso.


Site Oficial do Greepeace no Brasil:
http://www.greenpeace.org/brasil/